NEWS OF THE WORLD - RELATOS DO MUNDO

Autora:

Bruna Lietz


Relatos do mundo é um filme realista, comovente e que retrata uma bela aventura pelo oeste dos Estados Unidos no ano de 1870.


A trama é desenvolvida em torno de dois personagens principais, o Capitão Jefferson Kyle Kidd interpretado por Tom Hanks e Johanna interpretada por Helena Zengel.


O Capitão Jefferson Kyle Kidd é um veterano de guerra que viaja o Texas para ler notícias do mundo e publicadas em jornais as pessoas em diversas cidades. Em um de seus deslocamentos, Kidd encontra a jovem Johanna e a leva até os soldados para que esses entregassem a menina a sua família sanguínea. Após alguns problemas que inviabilizaram os planos estabelecidos, especialmente o comportamento assustado e arredio da menor, Kidd resolve levar Johanna ao encontro de seus tios maternos.


Nesse contexto, Kidd e Johanna partem para a aventura principal da trama, que já que se desenvolve no panorama político e social vivenciado no Texas após a Guerra Civil. O caminho percorrido pelos personagens principais pode ser visto como uma como jornada de sobrevivência desafiadora, já que diversas agressões decorrentes do contexto social a desafiar eles.


Johanna é uma personagem cujos pais foram mortos, tendo sido criada pela tribo Kiowa - tribo nativa que existe até hoje. Apesar de Johanna ser uma criança, a personagem deixa transparecer muito sofrimento, podendo ainda ser descrita como introvertida e inigmática. A intepretação de Helena Zengel, atualmente com 12 anos, é impressionante e consegue transmitir ao espectador diversos sentimentos através do olhar.


Se eu tivesse que descrever o filme com uma palavra seria contemplativo. As poucas conversas, os inúmeros gestos e as paisagens exuberantes levam o espectador sentir e perceber através do olhar os sentimentos e o contexto.


A indicação na categoria melhor fotografia é merecida, a captação de imagens dos personagens, os elementos da época e das paisagens onde a história se passa são, ao meu ver, impressionantes.

O final da trama é um tanto quando previsível. Todavia, o desenrolar da história no momento em que Johanna fica sob a guarda de seus tios é bastante impactante, pois demonstra uma realidade presente naquela sociedade e que pode ser verificada até hoje.


Em verdade, a aventura de Kidd e Johanna lança luzes sobre diversos aspectos das relações existentes na sociedade da época, mas que são relevantes contemporaneamente. Desses diversos aspectos podemos trazer questões relacionadas a proteção da criança, dos povos indígenas e reflexões em torno da ausência de um Estado que garanta a segurança dos indivíduos.


Em síntese, ao meu ver o filme é excelente em todo seu conjunto, sendo retrato de história incrível e cujo desfecho final está rodeado pela felicidade de Kidd e Johanna e uma mensagem linda: de afeto genuíno e desprovido de qualquer interesse.

18 visualizações0 comentário