• NÔMA

Eixos de Atuação

Atualizado: 12 de Mai de 2020


Por meio dos estudos de Direito e Literatura busca-se uma abordagem jurídica diferenciada, com o fim de invocar interpretações e conteúdos não encontrados nos códigos e manuais através da literatura. Além disso, essa interdisciplinaridade possibilita a ampliação da capacidade de reflexões críticas a respeito da realidade vivenciada e assistida enquanto espectador.


Ademais, as pesquisas realizadas pelo NÔMA possuem um enfoque teórico zetético, em contraposição ao dogmático. Isto é, diante de uma situação problema, temos duas possibilidades de proceder à sua investigação: (i) acentuar o aspecto pergunta; ou (ii) acentuar o aspecto resposta. No NÔMA, cuja linha de pesquisa é voltada ao estudo do Direito na Literatura, dá enfoque à pergunta.


Desse modo, as investigações promovidas pelo NÔMA buscam conformar as premissas ao problema e são construídas a partir de constatações feitas por meio da literatura, cinema, música, entre outros meios. Assim, procura-se a formulação de novos enunciados para o Direito, sejam eles de evidência frágil ou plena.


Para dar azo às pesquisas e organizar a forma de atuação, o NÔMA possui quatro eixos de atividades:


(i) formação e fomento do estudo do Direito na Literatura;

(ii) divulgação de investigações de pesquisadores externos, não se limitando apenas ao estudo do Direito na Literatura, mas abrangendo o Cinema, a Música, Artes Visuais e Plásticas, sem prejuízo de outras formas de arte;

(iii) promoção de pesquisas da equipe do NÔMA; e

(iv) realização de entrevistas com o objetivo de criar um espaço de interlocução com pesquisadores.


Caso você tenha ficado com dúvidas ou queira conversar sobre o tema, entre em contato conosco, tanto pelas redes sociais, quanto através do nosso e-mail (normaearte@gmail.com).

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Facebook

@normaeartenoma

NÔMA - Norma e Arte

Como publicar no NÔMA?

Para mais informações, clique aqui.

Entre em contato conosco através do

e-mail: normaearte@gmail.com

Todas as imagens utilizadas neste site foram retiradas do Art Institute Chicago (CC0 Public Domain Designation)