• NÔMA

Visões e perspectivas em tempos modernos, estado de crise e sociedade do cansaço


“Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade.” (CHAPLIN, 1936).


“Os cidadãos acreditam cada vez menos que os governos sejam capazes de cumprir suas promessas. Eles não estão errados”

(BAUMAN; BORDONI, 2016)


“O animal laborans pós-moderno é provido do ego a ponto de quase dilacerar-se”

(HAN, 2017)

Autora: Miriam Olivia Knopik Ferraz


O presente estudo tem por objetivo abordar as diversas visões sobre o Sujeito Trabalhador e como ele se constrói e se ressignifica nas obras escolhidas. Para tanto escolheu-se três obras referencias: “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, “Estado de Crise” de Zygmunt Bauman e Carlo Bordoni, e “Sociedade do Cansaço” de Byung-Chul Han.


A metodologia utilizada é a lógico-dedutiva, que se intitula de “conversa”, vez que é a visão interpretada da autora para os pontos de vistas apresentados pelos autores.


Cada obra foi analisada considerando apenas o tópico do Sujeito Trabalhador e ao fim, foram estipuladas conclusões com base nessa "conversa".


A conclusão se dá em múltiplos aspectos, mas sob o mesmo eixo: o trabalhador se ressignifica desconhecendo a si mesmo.


Paradigmas analisados no artigo:


BAUMAN, Zygmunt; BORDONI, Carlo. Estado de Crise. Trad. Renato Aguiar. 1. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

CHAPLIN, Charles. Tempos Modernos. Título original: Modern Times. Preto & Branco. Legendado. Duração: 87 min. Warner, 1936.


HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Trad. Enio Paulo Gianchini. 2. Ed. ampliada. Petrópolis: Rio de Janeiro, Vozes, 2017.


O livro está disponível para download gratuito no site da Editora SENSO em: https://loja.revistasenso.com.br/produto/repensando-o-juridico-nas-interacoes-entre-direito-cinema-e-outras-artes-volume-i/


Veja o vídeo da autora no nosso canal do YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=BvffgZ06CWA


Sobre a autora:


Miriam Olivia é Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Brasil (bolsista PROSUP), Mestre e Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Brasil. Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Editora Adjunta da Constituição, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos em Análise Econômica do Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- Brasil. Professora da Universidade Positivo, FAE Business School e da UNIFACEAR. Advogada do Kozikoski, Paiva dos Santos & Bertoncini Advogados Associados. Fundadora do NÔMA – Norma e Arte.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Facebook

@normaeartenoma

NÔMA - Norma e Arte

Como publicar no NÔMA?

Para mais informações, clique aqui.

Entre em contato conosco através do

e-mail: normaearte@gmail.com

Todas as imagens utilizadas neste site foram retiradas do Art Institute Chicago (CC0 Public Domain Designation)