Pintura a óleo vermelha
Quem somos

NÔMA  

Norma e Arte

O NÔMA é um projeto que foi pensado em 2019 a partir de diversos experimentos e eventos realizados. Porém, apenas em 2020, em meio a um Estado de Calamidade Pública, que o projeto tomou sua forma concreta para fazer àquilo que a Arte, em muitos momentos, se propõe: fugir da realidade e ao mesmo tempo enfrentá-la.

O termo NÔMA significa a junção entre Norma e Arte. Norma em uma associação simples com o Direito, que pode ser considerado como uma narração, a partir da qual as histórias estão "encapsuladas" em normas aguardando que o leitor/espectador se torne um personagem; e Arte em uma associação ao ramo do estudo do Direito e Literatura que vai muito além de páginas escritas.

NÔMA hoje é um projeto de pesquisa consolidado, formado por publicações científicas, eventos e palestras voltados ao estudo do Direito na Literatura: um ramo que busca traduzir eventos e consequências jurídicas que estão presentes na arte. Afinal, quem nunca se perguntou quais seriam os direitos de um robô (como em “eu robô” ou no próprio “exterminador do futuro)?

Assim, atualmente o objetivo do NÔMA é avançar nas pesquisas científicas que se utilizam do método de análise do Direito na Literatura, por meio de pesquisas próprias de suas fundadoras, bem como de convidados. O propósito é estimular a construção e fortalecimento de pontes entre o Direito e a Arte, em todas as suas manifestações, com o fim de invocar interpretações e conteúdos não encontrados nos códigos e manuais. 

 

Acreditamos que o Direito em si precisa ser repensado, e a Arte oferece caminhos, portas, janelas e mundos para esse repensar, uma vez que existem múltiplas possibilidades para compreender e transformar a realidade.

  • Instagram
Marca.png

HISTÓRIA NÔMA

  • Em 2020 a NÔMA surgiu pelo anseio de duas pesquisadoras: Miriam Olivia e Ariê Ferneda. No mesmo ano foram realizados diversos eventos, como a I MOSTRA DE PESQUISA DA NÔMA. 
     

  • Em 2021, com mais um ano de pandemia, o projeto passou por uma reestruturação para se colocar em uma nova veste: a Escola NÔMA. Esta nova roupagem surgiu após a I Escola de Inverno da NÔMA. Além disso, a NÔMA passou a ser dirigida pela pesquisa Miriam Olivia. Ainda neste ano caminha para novas descobertas e estruturações
     

  • A NÔMA é viva. 

DIRETORA

Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com dupla titulação em Dottorato di Ricerca na Universidade de Roma Sapienza - La Sapienza

Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos de Análise Econômica do Direito da PUCPR

Professora da FAE Centro Universitário 

Membro da Comissão de Direitos Culturais, da Igualdade Racial, da Verdade da Escravidão Negra da OABPR.

Fundadora da NÔMA - Norma e Arte

Advogada OAB/PR 86634

https://www.miriamolivia.com/

  • Instagram
WhatsApp Image 2021-02-09 at 10.28.04 (1).jpeg